O maior número de passageiros – 16,1 milhões – foi servido pelo aeroporto de São Petersburgo no ano passado. Os voos mais populares foram Moscovo e Antalya.
Conforme relatado em 18 de janeiro pelo serviço de imprensa da empresa de gestão LLC “Air Gate of the Northern Capital”, o tráfego de passageiros do aeroporto em 2017 excedeu os indicadores de 2016 em 21,6%. 16,1 milhões são recordes absolutos, a conquista máxima anterior foi em 2014 (14,3 milhões de passageiros).
Nos vôos domésticos, o tráfego de passageiros atingiu 10 milhões de pessoas, em rotas internacionais – 6,1 milhões. O dia mais intenso foi no dia 1 de julho, quando chegaram convidados e participantes da Copa da Confederação, e depois 66 835 passageiros chegaram a Pulkovo. Julho também se tornou o mês mais movimentado – 1,9 milhão de pessoas.
As direções internas mais exigidas foram Moscou, Simferopol e Sochi, internacional – Antalya, Frankfurt am Main e Larnaca.
A maioria das viagens aéreas foi feita pelas empresas “Rússia”, “Aeroflot”, S7 Airlines, “Ural Airlines” e Utair – que representaram 60,4% do fluxo total de passageiros do aeroporto no final do ano. Líderes entre operadores estrangeiros são a Lufthansa, a KLM e a Turkish Airlines.
O cronograma de vôos de Pulkovo em 2017 foi complementado por 16 novas rotas regulares – entre elas Veneza e Vorkuta.
No total, a rede de rotas inclui 155 destinos domésticos e internacionais, dos quais 72 companhias aéreas operavam regularmente.