O símbolo da cidade na coluna Alexander foi recentemente iluminado com a ajuda de focos LED. Agora o anjo está iluminado 10 vezes mais brilhante.
Como o serviço de imprensa do governo de São Petersburgo informa, 28 holofotes LED foram instalados nos telhados do Hermitage e do Estado Maior para melhor iluminação do monumento.
O trabalho sobre a decoração da iluminação arquitetônica e artística da estátua de um anjo no pilar de Alexandria na Praça do Palácio foi realizado pela empresa “Lensvet”. A empresa enfatiza que o novo equipamento destaca a escultura em detalhes de todos os ângulos.
Novos holofotes criam um fluxo luminoso 10 vezes mais poderoso, ao contrário dos holofotes que cobriam a silhueta de um anjo antes. Seu consumo de energia total é de apenas 420 watts.
A Coluna de Alexander foi aberta em 30 de agosto de 1834. O monumento foi construído pelo arquiteto Auguste Montferrand pelo decreto do imperador Nicolau I em cinco anos, em memória da vitória de Alexandre I sobre Napoleão. O monumento tornou-se a maior coluna triunfal independente do mundo.
O pilar está sob a jurisdição do Estado Hermitage. No início do verão deste ano, ele entrou na lista de monumentos de importância federal.